O Governo Federal realizou nesta quinta-feira a entrega de 700 viaturas policiais e o repasse de R$ 78 milhões aos estados brasileiros para investimento na segurança pública.

O Governo Federal realizou nesta quinta-feira a entrega de 700 viaturas destinadas às operações do Plano de Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI 2). Essa iniciativa abrange estados e municípios de todas as regiões do país, visando fortalecer as ações de combate à criminalidade.

A cerimônia ocorreu após um ano marcado por críticas à condução de políticas de segurança pública. Uma pesquisa da Atlas divulgada em novembro indicou que esta área representava um dos maiores focos de insatisfação da população com a gestão Lula.

Do total de viaturas, 500 foram entregues de forma imediata, entre as quais 300 foram destinadas a 15 estados para utilização na Operação Paz, lançada em setembro deste ano com o objetivo de reduzir as mortes violentas intencionais em regiões com maiores índices de criminalidade. As outras duzentas viaturas foram destinadas diretamente a cidades, para uso em ações específicas do PRONASCI 2.

Das 700 viaturas, 200 estão previstas para serem entregues em janeiro de 2024, possivelmente em um dos últimos atos de Flávio Dino como Ministro da Justiça e Segurança Pública. Em fevereiro, ele será empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na cerimônia desta quinta-feira, Flávio Dino assinou uma portaria que prevê a suplementação do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) no valor de R$ 78 milhões para investimentos nos estados brasileiros.

Reportagem: Robson Alves