Comemoração atrativa para os olhos, mas que pode ser perigosa caso o manuseio dos fogos de artifício não seja feito de forma correta. Veja algumas orientações para garantir a segurança na hora da celebração de réveillon.

Tradicionalmente usados em festividades, como na virada de ano, os fogos de artifício, apesar de um belo espetáculo, podem ser sinônimo de perigo se não forem manuseados de forma correta. Dados do Ministério da Saúde mostram que de 2019 a 2022, o SUS registrou 1.548 internações por ferimentos causados por fogos de artifício. Neste ano, informações preliminares do ministério mostram um total de 266 internações com esse mesmo perfil, entre janeiro e setembro. A sociedade brasileira de cirurgia da mão alerta que os fogos podem levar a acidentes. As mãos, principalmente, são as partes do corpo mais expostas, além do punho, rosto e olhos, inclusive. Por isso, a instituição emitiu um alerta para cuidados na hora da queima de fogos.

Para soltar rojão, devem ser usados prolongadores que mantenham distância entre a mão e o artefato. Os fogos de artifício devem ser comprados somente em lojas especializadas e não de fabricação caseira e não devem ser reutilizados quando não acendem. Evitar beber antes de acender fogos de artifício é outra recomendação, porque isso aumenta a chance de acidentes. Crianças não devem soltar nada e devem ficar longe, a uma distância segura de qualquer foguete ou fogo de artifício.

Cuidados na hora de soltar fogos de artifício:
-Usar prolongadores
– Comprar em lojas especializadas
– Não reutilizar
– Evitar o consumo de álcool antes de acender
– Crianças devem manter distância
Em caso de acidentes, a orientação é procurar ajuda médica imediata.

Reportagem: Priscyla Ávila.