Autoridades Norte Americanas e Mexicanas disseram que vão trabalhar de forma mais próxima para lidar com a imigração na fronteira compartilhada pelos países.

O anúncio foi feito ontem pelos Governos dos países durante uma declaração conjunta um dia após de debates de alto nível para conter os números recordes de imigração na fronteira.

Depois de uma visita do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ao México, ambos locais afirmaram buscar um fortalecimento de patrocínio para imigrantes Venezuelanos, Cubanos, Nicaraguenses e Haitianos e procurar também combates as causas fundamentais da imigração.

Mais de meio milhão de pessoas atravessaram em 2023 a Selva de Darién, que liga a América do Sul à América Central. O número representa o dobro de 2022. Muitos disseram estar fugindo do crime, da pobreza e de conflitos em busca de melhores perspectivas nos Estados Unidos.

As delegações dos países devem se reunir novamente em Washigton no próximo mês, onde vai ser discutido a regularização da situação de beneficiários do programa ação diferida para chegadas na infância dos estados unidos da América, chamados de Dreamers, que foram levados para lá ilegalmente quando menores, e imigrantes hispânicos de longa data sem documentos.

Reportagem: Rackel Vieira.