Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que em 2023 foram realizadas mais de 250 mil cirurgias no país, alcançando 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas. A previsão para este ano é que 5 estados zerem os números nas filas de espera.

A pasta aponta 5 estados que podem zerar as filas do Sistema Único de Saúde, entre eles estão Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul.

A expectativa do Ministério da Saúde é que o novo programa reduza a espera de pacientes por procedimentos que ficaram represados, principalmente durante a pandemia de COVID-19. O investimento anunciado pelo governo federal é de R$ 600 milhões. A pasta classifica ainda que o enfrentamento das filas de cirurgias é um dos maiores desafios do SUS.

A meta é realizar mais de 500 mil cirurgias da fila declarada pelos estados. Entre os procedimentos mais listados estão cirurgia de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção de hemorroidas e retirada do útero. O programa tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Reportagem: Ana Beatriz Mello