O PIX ultrapassou a marca dos 15 trilhões de reais movimentados em 2023. O número de usuário se aproxima dos 160 milhões.

O Sistema de Pagamento Instantâneo do Banco Central, o pix, atingiu dados expressivos no ano passado. Segundo o diretório de identificadores de contas transacionais (DICT), no portal de estatísticas do BC, até Dezembro do ano passado o PIX já contava com mais de 158,3 milhões de usuários cadastrados, sendo 144,8 milhões de pessoas físicas e 14,7 milhões, pessoas jurídicas.
Os dados também impressionam em relação aos valores movimentados com o sistema. De Janeiro a Novembro de 2023, foram R$ 15,3 trilhões movimentados. O número é três vezes maior que a estatística de 2021, e 40% maior que 2022. Além disso, o recorde de transações diárias foi quebrado quatro vezes pela modalidade.

A expectativa é que, com a chegada de 2024, também se inicie a agenda de inovações, que envolve a automatização dos pagamentos, com o pix automático, que deve facilitar transações recorrentes para empresas, por exemplo; e o pix internacional, que pode permitir o uso no exterior.
O lançamento do pix automático está previsto para Outubro deste ano.

Reportagem: Priscyla Ávila.