Começou na última sexta-feira e vai até o dia 28 deste mês mais uma ação do Projeto Rondon. A iniciativa é do Ministério da Defesa e desta vez, 12 municípios do estado de Minas Gerais serão contemplados com ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

Segundo a pasta, a ação conta com a participação de 252 professores e estudantes universitários, de forma voluntária. Até o fim do mês, serão oferecidas às comunidades atendidas cerca de 700 oficinas em diversas áreas temáticas, como cultura, educação, gastronomia, primeiros socorros e promoção à saúde. Ao todo, participam da operação 16 instituições de ensino superior, do estado de Minas Gerais e de São Paulo. A iniciativa conta, ainda, com o apoio dos militares do Exército Brasileiro.

As atividades serão realizadas nos municípios de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos d’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí.

O Projeto Rondon é uma ação de vários ministérios, coordenada pelo Ministério da Defesa. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.

Entre os anos de 2005 a 2023, o projeto realizou mais de 90 operações, com a capacitação de 25.127 rondonistas e formou mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

Reportagem: Ana Beatriz Mello