O novo valor da parcela do seguro desemprego, que foi reajustado neste mês, já está vigorando. Trata-se de um reajuste de 3,71% baseado no INPC.

Com o aumento do salário mínimo, o Governo Federal também reajustou o valor do seguro desemprego com valor mínimo da parcela de R$ 1.412 que pode chegar a R$ 2.313,74, variando conforme o salário do trabalhador.
O aumento no valor do benefícios foi realizado com base no índice nacional de preços ao consumidor, INPC, calculado em 3,71% em 2023 que parametrizou o último reajuste do salário-mínimo.
As alterações no valor do seguro desemprego começaram a vigorar na última quinta-feira.

Considerado um dos benefícios laborais mais solicitados, o seguro desemprego é fundamental para o trabalhador que foi desligado da empresa sem justa causa não ficar desamparado, nas finanças, enquanto procura se recolocar no mercado de trabalho.
Tem direito ao benefício quem trabalhou com carteira assinada, incluindo os trabalhadores domésticos e que teve o registro na carteira em pelo menos 6 meses, neste caso o beneficiário tem direito a 3 parcelas do seguro.
Quem trabalhou via CLT por 12 meses recebe 4 parcelas do seguro desemprego e aqueles que tiveram 2 anos de registro em carteira assinada recebem 5 parcelas do benefício.
Para solicitar o seguro desemprego, basta acessar o aplicativo carteira de trabalho digital ou pelo site: www.Gov.Br

Para mais informações basta ligar no telefone 158

Reportagem: Segismar Júnior.