O serviço de transplante renal do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), vinculado ao governo de Goiás, alcançou a nota máxima no Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes, o QualiDoT, do Ministério da Saúde. Acompanhe.

O serviço de transplante renal do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, unidade do governo de Goiás, foi classificado como nível A, nota máxima na avaliação de indicadores do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (QualiDoT), criado pelo Ministério da Saúde em 2022.

Esta classificação é importante, pois possibilita um aumento de 80% nos repasses financeiros para a realização dessas cirurgias, elevando o valor de R$8.289,56 para R$14.921,21 por transplante renal.

O HGG, referência no serviço desde sua implementação em 2017, já realizou 865 procedimentos, tornando-se o maior hospital transplantador de rim no Centro-Oeste. A iniciativa visa aprimorar a qualidade dos serviços do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e impactar positivamente nos procedimentos pré e pós-transplante, bem como no tratamento de intercorrências pós-transplante.

Em setembro de 2023, uma pesquisa do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) posicionou Goiás como o 10º estado em número de transplantes renais no país.

Reportagem: Rackel Vieira.