E aqui no Brasil, 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue a partir de fevereiro, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, as cidades escolhidas são consideradas endêmicas para a doença.

A lista dos municípios escolhidos foi dividida entre o Distrito Federal e outros 16 estados, incluindo o Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, entre outros. As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro.

Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: com 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até o mês de dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público.

Reportagem: Ana Beatriz Mello